Ação conjunta entre Polícia Civil, Ministério Público e forças de segurança cumpre 70 mandados contra maior ORCRIM do estado
Na manhã desta terça-feira (23), foi deflagrada a Operação Hope, uma força-tarefa conduzida pela Polícia Civil da Paraíba — por meio da DRACO, DESARME e UNINTELPOL — em parceria com o Ministério Público da Paraíba, através do GAECO. A operação também conta com o apoio da Secretaria da Administração Penitenciária e da DIOP (Diretoria de Operações da Polícia Civil).
A ação tem como objetivo desarticular a maior organização criminosa (ORCRIM) atuante no território paraibano, envolvida com tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e munições, homicídios e lavagem de dinheiro. Cerca de 200 agentes de segurança pública participam da operação, incluindo policiais civis, penais, bombeiros militares e membros do GAECO.
No total, estão sendo cumpridos 70 mandados judiciais, sendo 25 de prisão preventiva, nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Conde, Campina Grande e Remígio, além de três unidades prisionais do estado.
As investigações tiveram início em 2024, com seu ponto culminante em janeiro de 2025, quando uma das lideranças da facção foi capturada na zona rural de Campina Grande. A partir dessa prisão, os investigadores conseguiram mapear toda a rede logística e operacional do grupo criminoso.



O nome Hope (esperança, em inglês) faz referência ao Residencial Boa Esperança, conhecido popularmente como “Gadanhe”, localizado no bairro Padre Zé, em João Pessoa — um dos redutos da facção.
A Polícia Civil da Paraíba reforça seu compromisso com o combate à criminalidade organizada, atuando de forma integrada para investigar e proteger a sociedade.
Via ascom
























