A Polícia Federal realizou, na manhã desta quinta-feira (18), uma operação contra uma organização criminosa que utilizava aeronaves para transportar drogas entre as regiões do Norte e Centro-Oeste para o Nordeste do país. Ao todo, os agentes deram cumprimento a 61 mandados contra investigados suspeitos de atuar no tráfico interestadual de drogas e em esquemas de lavagem de dinheiro.
Segundo a Polícia Federal, o grupo criminoso utilizava tanto rotas terrestres quanto aéreas para o transporte das drogas. Os investigados teriam adquirido aeronaves e montado uma estrutura logística voltada ao envio de grandes carregamentos de cocaína.
Estão sendo executados 31 mandados de busca e apreensão e 30 mandados de prisão na Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e no Distrito Federal. Cerca de 150 policiais participam da ação.
Por decisão da Justiça, foram determinados o bloqueio de contas bancárias e ativos financeiros dos investigados até o limite de R$ 4,8 bilhões, além do sequestro de diversos bens móveis e imóveis.
Batizada de “Hangar Fantasma”, a operação faz referência à forma de atuação do grupo, que utilizava empresas fictícias e terceiros para registrar e esconder a real propriedade de aeronaves e hangares usados no tráfico, mantendo uma frota aérea fora do alcance dos sistemas de controle financeiro.
























