O transformador de energia eólica de 250 toneladas chegou, nesta sexta-feira (4), ao seu destino final, o Parque Eólico Serra da Palmeira, localizado no Seridó paraibano. Ao todo, foram 19 dias de transporte, desde Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trajeto nas BR’s totalizou aproximadamente 348 quilômetros, de Cabo de Santo Agostinho até Soledade, quando o comboio entrou nas rodovias estaduais e passaram a ser responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Desse total, 222 quilômetros foram em território paraibano.
“A partir da chegada do transformador, teremos cerca de 30 dias de montagem, comissionamento e testes, permitindo que, na primeira quinzena de maio, o equipamento esteja energizado e pronto para conectar os aerogeradores ao sistema interligado nacional”, afirma Lucas Sanchez, Diretor de Engenharia de Renováveis da CTG Brasil.

O que é e para que serve o equipamento
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O equipamento faz a conversão da energia eólica em elétrica, “levando” a energia gerada para o operador do sistema elétrico. Ele foi produzido numa fábrica na China e transportado ao país pela CTG Brasil, empresa responsável pela construção da subestação no interior paraibano.
O complexo eólico será composto por 108 aerogeradores, distribuídos entre diversas cidades da Paraíba: 36 em Picuí, 33 em Nova Palmeira, 25 em Pedra Lavrada, 10 em São Vicente do Seridó e quatro em Baraúna. Com uma potência instalada de 648 MW, o parque será capaz de abastecer até 1,7 milhão de pessoas.
Parque Eólico Serra da Palmeira, na Paraíba — Foto: Divulgação/CTG
Nas rodovias federais, a viagem foi realizada em um comboio de 113,7 metros de comprimento, com velocidade média de 7 km/h. Ao chegar às rodovias estaduais da Paraíba, o tamanho foi reduzido e a velocidade aumentada, passando a ser transportado em uma prancha de 54 metros de comprimento, com velocidade máxima de 20 km/h.
Além desse equipamento, um segundo transformador, já desembarcado no Porto de Suape, deve iniciar o mesmo percurso pelas estradas federais e estaduais da Paraíba entre os meses de abril e maio.
Início do trajeto em Pernambuco
O transformador que veio da China, de navio, começou o seu trajeto em terras brasileiras na cidade de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, no dia 15 de março. O comboio de grandes proporções começou a atrair curiosos e se transformou em um evento, com direito a churrasco, memes e até pessoas fantasiadas de super-heróis.
A festa foi acompanhada de perto por diversos perfis na internet, inclusive com drones. “O novo evento em Igarassu, Transformador Fest”, registrou a página “Cuca Drone” no Instagram. “Já pode virar Bloco do Transformador”, comentou outro usuário.
De Soledade ao destino final
O transporte do transformador de 250 toneladas pelas rodovias federais da Paraíba chegou, no dia 26 de março, ao destino final em Soledade. A partir dessa cidade, o trajeto seguiu pela rodovia estadual PB-177 e, por isso, passou a ser responsabilidade do DER-PB.
A previsão de saída de Soledade era o dia 31 de março, mas foi adiada. A informação foi confirmada pelo Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER). O motivo, segundo o DER, foi um reparo que a empresa responsável, a CTG Brasil, precisou fazer no acesso ao parque eólico, para que o transformador chegasse sem riscos de danos.
